Momento de investir

Aplicando-se a máxima de que se deve comprar no período de baixa para colher os resultados na alta, pode-se concluir pela leitura do gráfico abaixo da estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) para os próximos 5 anos que este é o momento de investir.

Momendo de Investir v3.png

Veja que após período de variação negativa de -1,03% (recessão econômica) em 2015 e a taxa de expansão de +1% em 2016, teremos 3 anos de crescimento pouco a acima de 2% ao ano.

A expansão do PIB a partir de 2017 trará por consequência a retomada das vendas do setor e geração de lucro. Esta perspectiva de longo prazo, desperta o interesse nos distribuidores de veículos que estão capitalizados e estruturados gerencialmente. Estes empresários certamente estão de olho nas oportunidades de investimento em negócios que consideram atrativos.

Por outro lado, nos dois anos (2015 e 2106) de crescimento acumulado nulo (-1,03 + 1,0) deve-se agravar a situação financeira dos distribuidores de veículos que necessitam da melhoria imediata da geração de caixa para ter capacidade de pagar os financiamentos assumidos anteriormente. É importante destacar que vários destes negócios seriam viáveis se não houvesse os passivos financeiros.

Há também situações de empresas que estão inviáveis por atuarem em mercados onde cabe somente um único distribuidor de veículos ao invés de dois.

Junte estas situações e temos as condições ideais para ao longo de 2015 intensificarem as negociações de compra e venda de distribuidores de veículos, que envolvem além dos próprios empresários a montadora.

Evidente que o valor (hoje depreciado) e condições para o fechamento do negócio dependerá de fatores como marca, mercado de atuação, volume potencial de vendas e lucro, preço, pedido e interesse das partes em decidir, mas pela realidade atual a força da negociação certamente estará do lado do comprador.

BAIXAR O ARQUIVO


Artigos Recentes
Arquivos